Aprenda como trazer um iPhone novo dos EUA sem ser taxado

Já é possível trazer os modelos iPhone 8, 8 Plus ou X na mala

Publicado em 24/09/2017
iPhone 8 e 8 Plus

Os iPhones 8 e 8 Plus (a partir de 699 dólares) já chegaram nas lojas dos EUA, enquanto no Brasil o gadget deve começar a ser comercializado oficialmente por volta de novembro ou dezembro. Já o iPhone X (que custa a partir de 999 dólares) ainda deve levar mais alguns meses para pousar por aqui. Por conta dessa demora, muitos usuários estão aproveitando as viagens internacionais para adquirir os novos smartphones.

Mas, para isso, é importante não esquecer as regras da Polícia Federal: o limite de compras no exterior é de 500 dólares por pessoa e, caso seja constatado que você ultrapassou o limite, a taxa para o valor excedido é de 50%. E é aí que surge a dúvida: se o iPhone custa mais que 500 dólares, eu ainda posso trazer?

A resposta é sim, você pode comprar o celular e entrar no Brasil sem problemas. Só que a regra permite apenas um aparelho por pessoa. Se o celular é de uso próprio, ele não tem como ser taxado, mesmo que comprado no exterior. O importante é que ele tenha sido usado, mesmo que uma única vez. 

Segundo o Guia do Viajante da Receita Federal, existem outros bens de uso pessoal que são permitidos sem declaração, como livros, periódicos, uma máquina fotográfica usada, um relógio usado e compras nas lojas do Free Shop no desembarque.

Foto: Reprodução/YouTube