Guia | Qual é a diferença entre celular e smartphone?

Descubra as principais características de cada um e veja qual é o aparelho que melhor atende as suas necessidades

Publicado em 08/07/2015

Não é nenhuma novidade afirmar que os celulares não param de inovar. São tantos os modelos que pode parecer complicado escolher o aparelho ideal para o seu dia a dia. E se você está pensando em comprar um celular novo, escolher um smartphone pode ser uma boa opção. Mas você sabe qual a diferença entre celular e smartphone?

Aqui você vai poder tirar as suas dúvidas e saber tudo sobre os celulares e também smartphones. Assim você faz a melhor escolha e tem em mãos um aparelho na medida certa para suas tarefas. Entenda a diferença entre celular e smartphone:

Celular

O celular não possui um sistema operacional como o smartphone. Alguns celulares até possuem a tela touchscreen, apesar de não ser o padrão, e a maioria possui o teclado QWERTY físico. Portanto visualmente já é possível diferenciar os celulares dos smartphones.

Indicado para tarefas simples, ele não possui um grande armazenamento interno, ainda que alguns permitam expandir a memória interna com cartão de memória. Os celulares não permitem instalação de novos programas para aumentar as funcionalidades.

É até possível tirar fotos com celulares, mas estas saem em resolução baixa. Dependendo do modelo, o usuário pode gravar vídeos simples e até ouvir música pelo rádio.

Alguns celulares possuem acesso à internet, mas na maioria é uma conexão simples como a GPRS e a EDGE. Alguns poucos modelos possuem sinal Wi-Fi ou 3G.

Smartphones

Ao contrário dos celulares, os smartphones possuem um sistema operacional, sendo que os mais populares são Android, iOS e Windows Phone. E apesar de alguns poucos modelos ainda possuírem o teclado QWERTY físico, a esmagadora maioria utiliza tela touch screen. 

Estes são indicados para várias tarefas, como acessar a internet, redes sociais, baixar aplicativos, jogar, entre outros. O armazenamento interno é muito maior do que o encontrado nos celulares - ainda que muitos possuam um armazenamento de 4GB, é possível encontrar smartphones com 64GB. Além disse, vários permitem expansão de memória interna por meio de cartões de memória. 

Os smartphones são feitos para ficarem conectados. Os modelos mais comuns 
são 3G ou ainda 4G, que conta com a conexão com maior velocidade. Para acessar sem problemas, no entanto, é necessário um pacote de internet junta a sua operadora, ou um sinal Wi-Fi.

Conclusão: qual é o melhor para você?

Se você só utiliza o aparelho para fazer ligações e enviar mensagens, e acredita que não precisa de outras funcionalidades, o celular deve ser o suficiente. Muitos modelos são dual chip, então você pode utilizar dois chips no mesmo aparelho tranquilamente.

No entanto, se gosta de estar conectado o tempo todo, quer acessar seus emails e as redes sociais, quer tirar fotos com o aparelho em alta resolução, utilizar aplicativos e jogar, um smartphone é o ideal para você.