Sennheiser apresenta fones de ouvido futuristas

Acessório é capaz de gravar e reproduzir sons com efeitos em 3D

Publicado em 11/01/2017

Esqueça tudo o que você conhece sobre fones de ouvido, a fabricante alemã Sennheiser anunciou o futuro do acessório na CES 2017 - a maior feira de tecnologia do mundo, realizada nos Estados Unidos. Chamados Ambeo Smart Surround, os fones são capazes de gravar e reproduzir sons em 3D, ou seja, com efeitos de profundidade, como no mundo real. Os acessórios devem se conectar aos gadgets de realidade virtual e realidade aumentada lançados nos últimos anos.

A ideia é que os fones capturem o áudio de forma binaural para equipar cada lado do fone e simular com bastante fidelidade o modo como as pessoas ouvem normalmente os sons. A ponta esquerda e a direita do gadget contam com um microfone embutido, que ao serem combinadas criam um arquivo com muito mais imersão e densidade sonora.

Esse registro e a reprodução de sons totalmente 3D vão favorecer as produções de realidade virtual e vídeos em 360º. A tecnologia foi criada para ser combinada aos dispositivos de realidade virtual, como o Samsung Gear VR ou o Oculus Rift, e são compatíveis com iPhones 7 e smartphones Android que têm entrada USB Type-C.

De acordo com o anúncio da companhia no evento norte-americano, o acessório estará disponível no mercado a partir do segundo semestre deste ano, mas ainda não se sabe o quanto ele vai custar.

Foto: Divulgação